Informações úteis

Como prolongar a vida das suas peças

Se adquiriu uma peça de joalharia Ana Moreira Jewellery®, promover a sua longevidade é uma questão importante para si. No sentido de ajudar, deixo-lhe aqui uma lista com algumas indicações dos cuidados que deverá ter:

AO USAR A SUA PEÇA

Lembre-se que manusear a sua peça de forma cuidadosa (sempre que a coloca, usa, retira, limpa ou guarda) evita que esta se risque, deforme ou parta.

Opte por colocar as suas peças apenas alguns minutos depois de se arranjar, evitando assim o contacto direto destas com perfumes, cremes, óleos, sprays, maquiagem, etc.

Retire sempre a sua peça:

  • Antes de lavar as mãos (no caso de anéis ou pulseiras), antes de tomar duche, banho de mar ou banho de piscina. A água, os resíduos de sabão acumulados, o sal, o cloro (entre outros produtos), podem danificá-la.
  • Antes de realizar exercício físico. O suor, sendo corrosivo, pode também danificá-la.
  • Antes de realizar tarefas em que as peças possam entrar em contacto com água, alimentos, detergentes (ou outros produtos químicos), ou que lhes possam causar riscos ou marcas.
  • Antes de dormir. Durante o sono pode, inadvertidamente, sujeitar a peça a situações que originem riscos, marcas, torções, etc .
AO LIMPAR A SUA PEÇA

Com o tempo, a sua peça em prata poderá começar a apresentar umas manchas mais escuras ou amareladas. Isto deve-se a um processo químico que leva à formação de uma camada superficial de sulfeto de prata.

Este processo (oxidação), ocorre de forma natural, e está relacionado com a exposição da prata ao ar, à luz, à humidade, ao PH da pele, a certos alimentos e produtos químicos, entre outros fatores.

Para promover a durabilidade da sua peça, recomendo que esta seja limpa, de preferência, sempre que for usada (e não apenas quando notar alguma sujidade).

Para uma limpeza regular utilize um pano de microfibra, de preferência seco (para remover o pó e a sujidade). Se necessário use-o ligeiramente humedecido (para remover gordura) e seque muito bem a peça antes de a guardar. Ao limpar, poderá exercer uma ligeira pressão no metal, exceto nas peças que tenham banhos químicos.

Para uma limpeza mais profunda (peças muito sujas ou escurecidas):

  • Peças constituídas apenas por prata – podem ser lavadas com água tépida e sabão neutro. Se necessário esfregue suavemente com um pano de microfibra ou com uma escova de cerdas macias.
  • Peças constituídas por prata em conjunto com outros materiais – certifique-se que separou os componentes em prata dos restantes componentes (ou que isolou estes últimos) e proceda como no ponto anterior apenas para a prata. A limpeza dos outros materiais, deverá ser feita, de acordo com as indicações que constam do certificado que acompanha a sua peça.

Caso tenha alguma dúvida, ou sendo necessária uma limpeza profissional, por favor contacte-nos.

Não lhe recomendo a utilização de quaisquer outras formas de limpeza, para além das referidas nos pontos anteriores. O uso de alguns produtos comercializados, caseiros, ou até da água, podem danificar a sua peça.

As peças banhadas a ouro, com o tempo, acabam por sofrer algum grau de desgaste, o que é natural. Para mantê-las em bom estado, recomendo que seja dado novo banho de ouro, sempre que necessário.

AO GUARDAR A SUA PEÇA

Escolha um local protegido do sol e da humidade.

Guarde as suas peças individualmente, para que não se risquem através do contacto. Este procedimento evita também que fiquem ensarilhadas umas nas outras.

Guarde-as em saquinhos individuais de tecido macio (que as protegem do ar, da luz, do pó e da humidade), mantendo-os suficientemente afastados uns dos outros.

Pode colocar os saquinhos numa gaveta pequena, numa caixa ou guarda jóias sem divisórias (por ex.). Pode identificá-los (cores, etiquetas, etc.) para não ter de os abrir sempre que procura uma peça. São práticos para levar em viagem.

Estojos, guarda-joias ou gavetas com divisórias (por exemplo), forrados, podem também ser uma opção, desde que cumpram os requisitos descritos acima.